ENTREVISTAS

Como esse grupo do Facebook tem ajudado pessoas a trabalhar com a sublimação.

Sublimação Levada a Sério Pró

Não entregue o peixe, e sim ensine a pescar através do conhecimento, essa é a intenção de Jefferson Christiano Sefrim, natural de Nova Esperança/PR, 51 anos, formado em Sistemas Corporativos pela PUC-PR. Empresário na produtora CWB ARTE atuante na criação de artes e cursos em vídeo de Photoshop em 3 níveis e Corel Draw para sublimação.

 

Como começou o grupo para sublimação no Facebook?

Não se faz uma omelete sem quebrar uns ovos, e não se faz um grupo realmente relevante de sublimação sem ser rígido com as regras.

Todo grupo começa bem, relaxa as regras e em uma semana se transforma em MAIS UM espaço para pedir artes e anúncios de vendas de qualquer coisa, seja material para sublimação ou carvão para churrasco. Infelizmente acredito ser um reflexo cultural não prestar muita atenção às regras dos espaços onde você entra.

Comigo a história foi parecida. Eu e um amigo (Rocha), fazíamos parte do maior grupo de sublimação do Brasil como usuários, e tentamos diversas vezes agregar qualidade no espaço, mas sempre éramos vencidos pela maioria esmagadora das pessoas que só queriam uma arte ou vender algum produto.

Até que em 03 de outubro de 2014, tivemos a ideia de fundar um grupo onde o conhecimento fosse o alicerce principal, e que esse local fosse isento de vendas e pedidos de arte, que na nossa avaliação são os principais problemas dos grupos hoje em dia.

Não temos nada contra pedir artes ou vender em grupos, mas desde que isso seja definido claramente naquele espaço, mas daí o foco sai do conhecimento mais especializado, e valoriza-se mais o volume de pessoas.

 Pois geralmente nesses grupos, os administradores o monetizam vendendo publicidade, por isso o volume de pessoas torna-se um fator de relevância.

Sabíamos desde o primeiro dia que seria uma tarefa desgastante, que sofreríamos ataques de todos os lados, pois redes sociais agrupam num mesmo lugar pessoas de diversas origens, formações e realidades, e porque não dizer, diferentes necessidades também. (Para um usuário, a meta é conseguir uma arte do Mickey, enquanto para outro o objetivo é compreender o processo de sublimação tecnicamente).

Abrimos mão da parcela maior dos usuários, e criamos regras muito rígidas, proibindo totalmente divulgação de produtos ou páginas, anúncios de venda e pedidos de arte.

E por esse motivo em seis anos chegamos à marca de 20 mil usuários. Alguns fiéis lá da época em que o grupo tinha somente 100 pessoas.

Hoje podemos dizer com orgulho que temos um dos canais mais relevantes do mercado de sublimação no Brasil! (Eu não disse o melhor, mas um dos mais relevantes).

 

E o que nos torna relevantes no segmento?

Nenhum post na nossa timeline passa batido pela administração. Lemos TODOS, e não aprovamos postagens baseadas em achismo ou aqueles posts que não respondem nada, nem ajudam.

Como somos estudiosos do ramo por natureza, quando notamos uma resposta sugerindo algum processo totalmente fora do padrão, usando técnicas equivocadas ou que trarão algum problema para nosso usuário, corrigimos e sugerimos soluções baseadas em testes, documentadas e testadas à exaustão.

As pessoas resistentes a ouvir um não, se ofendem e saem do grupo, mas faz parte do jogo! Prometemos relevância, não é?

Eu recebo com frequência de empresas fabricantes de produtos para sublimação, incluindo a SFCT e normalmente faço muitos testes de tempo, pressão e temperatura, anoto tudo, documento e repasso no grupo as técnicas que trouxeram melhores resultados.

 E nesses 6 anos de grupo, muitas de nossas técnicas que eram incipientes anos atrás, hoje se tornaram padrão de mercado.

Tentamos dar dicas de empreendedorismo, técnicas de negociação, otimização de tempo e materiais, e o principal: Mostrar aos empreendedores que fazem o mercado de hoje, que o que fazemos não é uma caneca ou uma lembrancinha...

Nós gravamos uma emoção num produto, e transformamos o que outras pessoas chamam de brinde, em super presentes personalizados.

Tentamos passar o conceito de VALOR e NÃO DE PREÇO!

Durante esses anos, recebemos muitos depoimentos de usuários que falam que graças aos nossos ensinamentos e compartilhamentos no grupo, eles conseguiram realizar sua primeira venda relevante,  graças a alguma técnica ensinada, eles economizaram muito tempo, energia e material. E esses depoimentos por si só já fazem tudo valer a pena.

Sofremos críticas diariamente pelo nosso jeito direto de responder, sem rodeios, mas cá entre nós, se eu fosse um usuário de um grupo, eu relevaria a forma e abraçaria o conteúdo.

 

Como surgiu a CWBARTE - Ferramenta geradora de artes?

Sempre fui autodidata em informática, e depois de casado é que me formei na área, mas o lado gráfico sempre em encantou. Corel Draw e Photoshop fizeram parte da minha adolescência, e nesse ramo de sublimação precisamos dominar minimamente pelo menos um software que edite vetores (Corel ou Ilustrator) e um que edite Bitmaps (Photoshop).

No meu canal de vídeos do YouTube www.sefrim.com.br  eu falo muito sobre esses programas e tento ensinar um pouco do que aprendi.

Desde que me conheço por internauta, eu guardo imagens que acho legais e vou montando um banco absurdamente grande de imagens separadas por temas, até que um dia, queria montar artes para o dia das mães e comecei a reunir essas imagens.

 Me surgiu a ideia de empacotar essas imagens num Photoshop permitindo que eu pudesse exibir/ ocultar, aumentar/ diminuir em um palco da dimensão de uma arte de canecas, daí inclui textos com fontes variadas e sem querer estava criada uma ferramenta geradora de artes, que eu poderia utilizar sempre que precisasse.

Ficou tão legal que mostrei para algumas pessoas que se interessaram, e dessa necessidade de fazer artes minhas e das pessoas, acabei desenvolvendo diversas ferramentas temáticas que usando o Photoshop como base permite gerar milhões de variações de artes usando elementos temáticos.

Eu fiz de uma forma que, aquele que não conhece Photoshop, consegue montar suas artes, pois cada ferramenta traz um vídeo tutorial que mostra como crio todas elas utilizando a ferramenta e comentando os passos, podendo ser facilmente repetido pelo comprador.

Essa forma de montar artes, diferente do que as pessoas normalmente fazem, acabou abrindo um nicho de mercado que explorei e me fez descontinuar com minha loja de produtos físicos e me dedicando exclusivamente à criação de soluções para quem precisa montar artes.

Hoje o portfólio da minha produtora CWB ARTE conta com 30 produtos digitais voltados à criação de artes e cursos em vídeo de Photoshop em 3 níveis e Corel Draw (todos voltados para criação de artes para sublimação).

Por Jefferson Christiano Sefrim - Sublimação levada à sério pro

 

Quer conhecer um pouco mais sobre o grupo? Acesse os links abaixo:

 

Link do Grupo Sublimação Levada a Sério Pró.

https://www.facebook.com/groups/seriopro/

Link do Canal de Vídeos no Youtube (dicas e demonstrações).

https://www.sefrim.com.br

Link para a Loja CWB ARTE Produtora (ferramentas geradoras de artes e cursos em vídeo).

https://www.cwbarte.com.br

Compartilhar
comentários